segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Divagando sobre aulas - Slides "Power Point"

Boa parte do meu tempo atual tem sido consumido com a elaboração de conteúdo para alguns cursos e hoje apareceu um link sobre uso de slides "Power Point" no meu mural do Facebook.

Após ler a publicação, pensei a respeito e formalizei algumas ideias e conclusões próprias sobre o uso desse recurso baseado na minha experiência de 25 anos ensinando:

1. Slide só serve para substituir / melhorar o que seria desenhado em quadro: Perde-se menos tempo, que é melhor aproveitado para outras atividades como explicações, anotações, tirar dúvidas, "bate papo" sobre o tema, resolução e correção de exercícios de fixação e aplicação etc;

2. "Quem escreve, aprende": Salvo exceções, o ato de anotar o que é dito ajuda o aluno a memorizar. Tenho experimentado fornecer uma cópia impressa dos slides com espaço para anotações ao lado e o resultado tem me parecido positivo. Infelizmente essa técnica não funciona com sistemas digitais (precisa escrever "a mão" - caneta e papel);

3. Evite transições e animações nos slides: Dê preferência por slides absolutamente estáticos porque, caso você precise voltar e/ou avançar por alguns slides para tirar dúvidas ou retomar assuntos, não se perderá entre as transições e animações.

Outras boas aplicações para slides são:

- Texto a ser copiado: Caso o professor seja adepto do "quem escreve, aprende" e prefira que o aluno copie ao invés de apenas dar tempo para o aluno ler um texto impresso em apostila (enfatizo que é um texto para leitura e não para ser explicado simultaneamente, seja texto complementar ou mesmo o assunto central);

- Correção de exercícios: Evita-se erros, constrangimentos, ganha-se tempo e organização.

Sobre o assunto específico tratado na publicação do site Porvir, a questão é que, tanto ler quanto ouvir uma explicação, são atividades que requerem atenção e, se usadas simultaneamente, reduzem a retenção das informações.

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