quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Férias 2011/2012 - Projeto I - Software de Mac OS Clássico: Desenvolvimento

O projeto, iniciado há uns 4 anos, tem como objetivo juntar o máximo possível de programas em suas últimas versões que rodem em Mac OS clássico. Boa parte desses programas exigem Mac OS 9 ou superior e, preferencialmente, mas não obrigatoriamente, Macs com processadores G3 ou G4.

Como o trabalho tende ao infinito e é extremamente difícil (programas de Mac OS clássico são formalmente ignorados pela internet desde o enterro "formal" do sistema, em 2002), optei por definir uma referência para considerar uma parte do trabalho como feita: Programas para desenvolvimento. Juntei tudo o que consegui de documentação, SDKs e código fonte.

Apesar de eu saber que está incompleto de uma forma ou outra, já tenho uma biblioteca razoavelmente organizada e grande de ferramentas e informações sobre desenvolvimento em Mac OS clássico.

O resultado dessa primeira etapa é um DVD-R lotado e, apesar de 4,7GB parecerem minúsculos em termos atuais, para conteúdo com 10 anos ou mais, é uma infinidade de material.

Um comentário:

  1. Muito legal.. to querendo fazer isso há anos.Tem realmente muito material bacana para MacOS Classic. Tens idéia como fazer para ler CDs de HFS usando umn PC? Tenho uma infinidade de CDs com software para MacOS 7.5, 8 etc... De revistas antigas que queria guardar antes dos CDs perderem a validade...

    ResponderExcluir